Blog Nana Banana

Morgana Andretta

Como eu era antes de você – Livro 1

Olá pessoal, depois de muito tempo estamos de volta… 

E nossa colaborado preparou uma indicação muito boa, logo logo teremos o livro dois…

“Oie Amores.. tudo bem?

Prontos para mais uma indicação com resenha? Hoje o livro que trago é uma história de aprendizado.
Aprendizado sobre o outro e acima de tudo sobre si mesmo.
“Como eu era antes de você” (2013), de Jojo Moyes, traz a história de Louisa Clark e Will Traynor – uma moça comum e um rapaz de classe alta com certas limitações.
A maior parte da história se passa em Londres, onde Louisa mora.
Lou, como é chamada por sua família, tem 26 anos, namora um corredor totalmente egocêntrico chamado Patrick e trabalha em um café. Bem, trabalhava.
O café acaba por fechar e ela fica sem emprego, o que a deixa quase maluca por que, bem na verdade, é ela quem sustenta sua família.
No desespero para arrumar outro emprego, ela vai até uma agência e acaba por aceitar uma entrevista para ser cuidadora de um tetraplégico.
Lá chegando, quem a entrevista é uma senhora muito chique, que acaba lhe revelando quais seriam os afazeres de Lou, e que o paciente em questão é seu filho, Will de 35 anos.
Quando tinha 33 anos, Will sofreu um acidente que por pouco não lhe levou deste mundo, o que seria bem melhor que ficar nessa situação que se encontrava – isso era o que ele pensava diariamente e o que já o havia levado a tentar suicídio.
Era dependente em tudo. E isso o deixava extremamente revoltado com a vida e com todos que o cercavam.
O mais próximo de um amigo que ele tinha era seu fisioterapeuta Nathan, digamos que, por questões práticas.
Quando Lou chega até o anexo onde Will fica para conhecê-lo, ele acaba por lhe pregar um pequena peça, e de imediato fica desgostoso de ter mais uma pessoa o vigiando.
Mas mesmo assim, aceita Clark, que é como ele passa a chamar Louisa, e no decorrer do tempo que ficam juntos, passa a ter certo carinho por ela, sempre a incitando a procurar sair daquele lugar e fazer com que sua vida valha a pena.
Fazendo pouco tempo que começou a trabalhar com Will, e totalmente perdida pois sabe que ele não a quer ali, ela fica chocada quando a ex-noiva dele vem anunciar que ficou noiva do melhor amigo de Will. Uma situação tensa com um reflexo tenso posterior.
Depois de certo tempo e percebendo que seu intuito de ter uma cuidadora mais jovem para seu filho se abrir de novo pra vida não está dando certo, a mãe de Will fala abertamente com Lou para que ela tente ser amiga de seu filho, que tente tirá-lo de casa, tirá-lo desse estagnismo que ele se encontra.
Sem saber o que fazer, ela apela pra sua irmã, que até tenta lhe ajudar, mas não consegue.
A única ideia que Lou conseguiu ter se mostra um fracasso.
Um tempo depois, sua irmã, a genial e mais importante filha – bem, é o que Lou sente -, que também já tem um filho (solteira) e continua morando na casa dos pais, resolve retomar seus estudos na faculdade, o que complica ainda mais a situação de Lou e acaba gerando um pequeno entrever na família.
Mesmo com todas suas tentativas de se aproximar de Will, Lou se sente fracassando, mas fica extremamente feliz quando, na comemoração do seu aniversário, ele vai e conquista toda a família dela, deixando Patrick extramente enciumado (o que não deveria acontecer, já que Will é tetraplégico e não conseguiria ter nada com Lou – nas palavras do próprio Patrick).
Mas toda esse empenho se transforma num desejo maior ainda de resgatar Will desse mundo de sombras e desistência de si mesmo, quando ela descobre que ao fim do tempo pelo qual ela foi contratada, Will iria para a Clínica Dignitas, na Suíça, para por fim a sua vida. Sim, ele queria se matar!
Depois de alguns momentos fofos entre eles, como passeios e ida a um certo casamento, e outros não tão fofos, como as recaídas de Will, indo parar no hospital, eles viajam acompanhados por Nathan que auxiliaria Lou com ele.
Essa viagem trouxe várias mudanças na vida de Lou, e em especial nos seus relacionamentos com Patrick, Will, sua família e com ela mesma.
Ao se descobrir apaixonada por seu patrão, a missão de fazê-lo desistir de por um fim à sua vida se torna sua maior e mais importante missão.
Será que Louisa conseguirá fazer que Will redescubra a vontade de viver e amar de novo?
Uma história emocionante, envolvente e única. Prepare-se para rir e chorar muuuuiiito!”

Por Loou Bonotto

Capa do livro em portugês

Espero que tenham gostado..

bjos e até a próxima..

Loou Bonotto

Amores, sou casada, mãe de um casal lindo e apaixonada por livros. Atualmente trabalho como autônoma em uma salão de beleza, mas sou formada em Biologia e Química e pós graduada em Educação e Gestão Ambiental e Educação Especial. Apesar dessa bagunça que é minha vida, rs, ainda consigo tempo para me dedicar à minha mais antiga paixão, que são os livros. Sim, também sou escritora e uma leitora fanática. Por isso, estarei contribuindo aqui no blog com resenhas literárias. Espero que gostem! "*

Últimos posts por Loou Bonotto (exibir todos)