Blog Nana Banana

Morgana Andretta

Indicação de Livro – Diário de uma paixão

Olá pessoal, tudo bem?

Nossa colaboradora Louise, está de volta essa semana, e olha a dica dela.

“Oie amantes da literatura!
Prontos para mais um pouquinho de Nick Sparks?
Hoje, além da resenha, vou trazer também um pouquinho da história desse grande escritor que fala sobre o amor e seu poder absoluto em todos os seus livros.
O primeiro livro dele publicado foi “Wokini” em 1990, em parceria com Billy Mills.
Mas a primeira obra exclusiva de Nicholas foi “The Notebook”, ou “Diário de uma Paixão” para nós brasileiros. Com manuscrito desse livro já pronto, em 1995 uma agente literária propôs representá-lo e ajudar a lançar o livro, o que aconteceu em 1996.
Esse, como quase todos os livros Sparks, também foi adaptado para a telona, ficando a encargo de Rachel McAdams e Ryan Gosling serem os protagonistas dessa linda história.
E posso dizer sem dúvida que essa é uma das mais emocionantes histórias de amor contada por Sparks. Quer saber por que? Continue comigo!
Em “Diário de uma Paixão”, Noah Calhoun conta como foi o amor em sua vida – passando de uma paixão repentina para o desespero da separação, por fim culminando na maior história de amor já contada até hoje.
O livro se inicia com Noah próximo a completar 50 anos de casado. Como o próprio título diz ser um diário, o livro vai contar toda a história de amor entre ele e Allison Nelson*, a sua Allie.
Toda a história gira em torno de Noah lendo o diário da história deles como casal para Allie, que depois de anos juntos foi diagnosticada com Alzheimer.
Allie tem todas as suas lembranças apagadas de sua memória pela doença, não se lembrando nem que quem lê para ela todo dia é seu marido.
Isso dói muito para Noah, mas todo dia ele está lá, esperançoso, que ao fim daquela leitura, aconteça o milagre de que Allie se lembre e volte para ele.
Desde que se conheceram, Noah e Allie viram no outro o amor, mas existia algo que os distanciava: classe social.
Filha de uma família abastada, Allie foi obrigada a se separar de Noah por seus pais.
Mesmo após essa separação, Noah escreve cartas diárias para Allie durante um ano, mas como ela nunca lhe respondeu ele acaba por desistir.
Mais um fato em comum na vida dos dois é o alistamento: ele como soldado e ela como enfermeira.
Durante seu trabalho com os feridos de guerra, ela conhece um jovem soldado de classe comum à sua, que acaba caindo nas graças de seus pais, levando-os ao noivado.
Uma notícia de jornal onde Noah aparece, atrai Allie de volta ao lugar onde seu primeiro amor aconteceu, e esse retorno balança a estrutura de ambos.
Um romance recheado de dúvidas, tramas, sonhos e o mais profundo e verdadeiro amor, o “Diário de uma Paixão” tem um desfecho repleto de sentimentos. Você vai rir e chorar muito, com toda certeza.

* Uma pequena ressalva: no filme, o sobrenome de Allie é alterado para Hamilton.”

By: Loou Bonotto

7342274GG

Super beijo e até a próxima.