Blog Nana Banana

Morgana Andretta

Memórias de uma Gueixa

Olá meus queridos, tudo bem?

Hoje é o dia da Literatura no blog e o livro da vez é Memórias de uma gueixa.

Apesar de ser um romance fictício, O ator Arthur Golden tentou retratar, o mais fiel possível, as tradições japonesas, tendo em vista que o mesmo é formado em História e realizou uma grande pesquisa antes de escrever sua historia.

Seu livro, lembra muito “A menina que roubava livros”, pois trás uma realidade de tristezas que perdurou durante a Guerra.

Em seu inicio, é possível identificar que se trata já de uma gueixa idosa, chamada Sayuri, que resolve contar sua história a um jovem escritor, pedindo apenas que ele apenas publique sua narrativa, após a morte de todos os envolvidos, preservando assim a reputação de todos.

Seu nome nem sempre foi Sayuri, quando criança se chamava Chiyo.

Seu pai era pescador e já havia perdido uma família inteira (mulher e filhos), antes de casar com sua mãe. Sua mãe estava prestes a morrer de câncer e não havia mais nada a fazer. E por fim havia uma irmã mais velha, tinha em torno de 14 anos enquanto chiyo tinha 9, que cuidava da casa, dos pais.

Certo dia ambas foram levadas para passar um final de semana na casa do patrão do pai, Sr Tannaka. Chiyo preocupada com o futuro da família após a morte da mãe, acreditou que ambas seriam adotadas pela homem, tendo em vista que ele era mais rico e tinha uma filha da mesma idade de chiyo.

Após alguns dias de retorno a casa, foram chamadas novamente para a comparecer em presença do Sr. Tannaka. Contudo, foram colocadas em quarto, onde uma mulher arrancou suas roupas e verificou suas partes intimas. Depois foram arrastadas até um trem, onde nunca mais veriam seus pais.

Levadas até a cidade de Kioto, foram separadas e todo sua vida seria transformada por perdas e decisões difíceis, ainda mais encontrando alguém desprezível em seu caminho, como a gueixa Hatsumomo.

Não resumi nem dois dos primeiros capítulos do livro, e olha que possui 35 capítulos e tenho certeza que você já ficou apreensível.

Como será que foi sua trajetória até se tornar uma das mais famosas gueixas? Depois de tanto sofrimento, será que conseguiu encontrar a felicidade?

Já te adianto que esse não é um dos livros mais felizes, contudo o final faz com que vale a pena lê-lo.

memorias-de-uma-gueixa
Super beijo e até a próxima.


Leave a Reply