Blog Nana Banana

Morgana Andretta

O Castelo de Papel – Mary del Priore

Olá meus queridos, tudo bem com vocês?

O livro da vez, é “O Castelo de Papel” de historiadora Mary del Priore, especialista em história do Brasil, seus livros geralmente presam pela história da intimidade, do privado.

No caso de “O castelo de Papel” tem como personagem principal a Princesa Isabel, Filha de Dom Pedro II e responsável pela Lei Áurea, bem como amigos e familiares presentes no decorrer da vida da princesa.

O texto foi escrito com base nas cartas e diários reunidos e guardados pela família do Conde D’Eu, marido da princesa.

Narra a vida da princesa e de seu marido, desde o nascimento até a morte, dando enfoque ao período iniciando no casamento arranjado dos dois até ao exílio dos monarcas após a declaração da republica em 1889.

Todos os conflitos passados pela princesa são narrados de tal forma que, eu Morgana, fiquei emocionada com o texto. Sim, derramei uma lagrima quando estava terminando, pois considero que a princesa sofreu um pocado na vida.

Apesar de ser escrito por uma historiadora, a obra não se faz difícil de entender por quem não seja da área. Pelo contrario, a história é apaixonando e pode ser lido com tranquilidade por todos.

O livro possui 320 paginas, não sendo nem muito pequeno e nem muito grande. Só demorei mesmo na leitura por estar com pouco tempo para me dedicar a ele.

Com certeza se tornou um dos meus favoritos e indico ele com maior prazer.

Espero que tenham gostado.
Super beijo e até a próxima.